Leitura na educação infantil, escassez no ambiente escolar

Em uma recente materia do estadão republicado pelo Plural revela dados sobre a leitura na educação infantil mostrando com dados a escassez de leitura para crianças em turmas de educação infantil. Desde já este fato trás uma preocupação do ensino que temos hoje em muitas escolas do Brasil. Afinal a leitura na educação infantil e inserção do aluno a ilustrações é parte fundamental de um ensino de qualidade.

Segue uma parte do artigo com dados relevantes:

O levantamento, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes) da Universidade de São Paulo (USP), incluiu pesquisa em campo em 12 cidades de todas as regiões do país, em 2021. Do total de turmas visitadas, 1.683 eram de creche e 1 784, de pré-escola.

Segundo a FMCSV, evidências científicas das áreas da neurociência, pedagogia, psicologia e economia provam a importância da educação e dos cuidados com a primeira infância (até os sete anos) para o desenvolvimento saudável do indivíduo ao longo de toda a sua vida, com impactos cognitivo, físico e socioemocional, especialmente entre as crianças mais vulneráveis

Moya, I. Na educação infantil, 55% das turmas não separam tempo para leitura de histórias para crianças. Estadão, Especial para o Estadão, jun 2022. Disponível em: <https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/na-educacao-infantil-55-das-turmas-nao-separam-tempo-para-leitura-de-historias-para-criancas/>. Acesso em: 10 de jun. 2022.

O afastamento da leitura na educação infantil

Dentro dessas práticas pedagógicas, o que mais chama a atenção do pesquisador, de forma negativa, é que ainda há muitas turmas onde, em 3h30 de observação direta, não houve contação de histórias e o “brincar livre”. “São dois tipos de oportunidades que deveriam estar presentes na rotina de todas as turmas, todos os dias”, constata.

Daniel Domingues, pesquisador do Lepes.

Em outras palavras o aspecto lúdico e criativo é deixado de fora, afinal a contação de histórias e leitura de livros infantis são elementos capacitores de estimular a imaginção e o descobrimento de novos mundo e formas de ver. Afinal o jovem que é engajado a ler tem estimulos que nenhuma outra forma de aprendizado oferece. Dessa forma um ensino de qualidade deve enblobar diversas expressões artísticas como, ilustração, música, dança.

Como ilustrador de livros infantis compreendo como o acesso a leitura é uma ferramenta única e importante em um ensino de qualidade que em suma abraça o aluno e o convida a participar da narrativa.

Por fim o artigo conclui que só o acesso ao ensino não garante uma formação de qualidade. Ou seja é necessário práticas que envolvam o aluno e o façam participar. Portando dar ao aluno um protagonismo e mostrar que ele pode ter opinião e sua participação o encoraja a aprender e descobrir.

Sala de aula, leitura na educação infantil.
Crianças em sala de aula em uma atividade criativa e espontânea.

Uma reflexão final

Recomendo a leitura do artigo pois é uma questão muito crítica na educação infantil, definitivamente é necessário que escolas e professores revisem essa questão e procurem reformular ou introduzir certas práticas de leitura em sala de aula. Além disso é importante que os ilustradores saibam como a diminuição da leitura em sala de aula pode afetar seu trabalho e produção.

Acima de tudo a educação infantil e principalmente a leitura precisam ser valorizadas.

Por fim se quiser conhecer mais textos que abordam a importância das histórias infantis na educação, conheça outros artigos do meu site:

Fotos por Mentatdgt, Gautam Arora e Yan Krukov do site Unsplash e Pexels.

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