Desafios para a ilustração infantil

Quai são os desafios para ilustração infantil ? O mundo que temos hoje em dia é cheio de dispositivos para atrair sua atenção, tanto os smartphones ou canais de entretenimento tomam a maior parte do tempo. Ou seja ficar focado em uma tarefa é quase impossível. Afinal se para adultos isso já é difícil imagine para os jovens.

É esse ponto que desejo abordar nesse artigo, em como hoje em dia é difícil se focar na leitura e como o livro infantil entra para auxiliar a desconectar dos meios digitiais por um momento.

Os desafios ilustração infantil no mundo contemporâneo

Por exemplo, pegamos um hipotético jovem de 13 anos, seu nome Diogo. Diogo tem em seu tablet diversos games, um deles passa maior parte do seu dia. Seus amigos estão nele, interage e participa de disputas, perde e ganha. São dezenas de ações por minuto que Diogo precisa para avançar no game. Ele é bom e gosta disso.

Desafios da leitura entre os jovens.
Não tem cena mais triste do que várias crianças juntas, com cada uma no seu mundinho fechado. Tecnologia é crucial para o desenvolvimento, mas onde os humanos estão indo se nem param para se olhar nos olhos ?

Pensamos aqui, Diogo tem todo seu mundo voltado para a tecnologia, afinal quando terá tempo e interesse para ler ? Acima de tudo o maior erro (e ilusão) é a literatura infantil, os pais ou professores tentarem competir com os games e outras atividade digitais. Afinal o digital já faz parte da vida, não há como cogitar um realidade sem ela.

Os livros e o digital podem coexistir e cada um deles ser útil para o desenvolvimento e diversão dos jovens.

O livro por ser um meio mais tradicional tem uma base mais sólida em sua função no aprendizado. Tal qual os games ou atividade digitais tem sua função no aprendizado e devem ser utilizados. Vamos ver como a literatura pode ser útil e qual é seu espaço.

E quando a ilustração infantil pode ser útil ?

Em primeiro lugar hoje em dia é necessário toda pessoa se desconectar por alguns minutos (ou horas) do mundo digital. Desconectar para limpar a mente e esquecer um pouco de notificações, atualizações e demandas. Logo o livro infantil para o jovem será um meio de desacelerar, de parar um momento e focar no que a leitura e ilustrações tem de a oferecer a imaginação.

A ilustração infantil junto com o texto não tem o mesmo dinamismo e interatividade de um game ou animação. Porém o que a leitura faz é estimular o leitor a criar seus mundos, imaginar sua cenas e desocbrir de uma forma mais lenta um universo criado pelo escritor. A leitura não deve ser feita com pressa ou com um objetivo de conseguir uma nota ou outra coisa.

Como resultado a leitura entra para suprir o que os games não fornecem que é uma pausa que estimula a imaginação no simples ato de parar, relaxar e deixar se levar.

O que a literatura e ilustração infantil tem a oferecer ?

Leitura infantill, amigos lendo.
O momento da leitura vale por si só, não é necessário nada mais do que um momento livre e deixar se levar pela história.

A ilustração infantil trás elementos de cores formas e texturas que precisam se apreciadas com tempo, sem a pressa de passar de fase que um game trás. O “parado” na ilustração infantil é justamente seu ponto mais forte. Afinal é como se tempo nas ilustrações estivessem congelados e o leitor pode viajar ali preenchendo lacunas que nenhum game irá fornecer para ele.

A ilustração infantil também trás outro ponto positivo, o aspecto “artesanal” da ilustração que conecta o jovem leitor a um mundo mais simples, muito diferente das ilustrações hiper coloridas dos games.

Por fim a leitura não pode ser vista para o jovem como uma obrigação, para quem está sendo introduzido nesse mundo de palavras elas devem vir como amigas, que vão apresentar um mundo cheio de curiosidades.

Além disso tanto os pais como os professores devem hoje em dia apresentar os livros como uma alternativa ao mundo digital. Ou seja mostrar que a leitura é um meio do jovem focar em si proprio, pode ser usar também o livro como uma forma reduzir a ansiedade e também como limpeza mental.

Em resumo os desafios ilustração infantil são inúmeros, não é uma tarefa fácil introduzir o livro infantil no ciclo de atividades de um jovem, são tantas distrações e conexões que um livro torna-se muito menos atratativo.

Em resumo o livro deve ser introduzido como uma atividade que tem sua própria forma e tempo de serem absorvidos. O jovem leitor só precisa saber que o livro tem um potencial tão grande quantos os games que joga.

Gostou do artigo ? Conheça meu trabalho

Atualmente meu foco é na ilustração infantil e design de personagens. Se gostou do artigo conheça meu siteinstagram, outros textos do blog.

Caso tenha interesse em um orçamento para ilustração infantil entre em contato por Whatsapp (41-9.9757-9696) ou e-mail: robertothot@gmail.com.

Créditos das fotos:

Fotos de Marta WaveVic B e de Jessica Lewis Creative no Pexels

Deixe um comentário