Estudos sobre ilustração infantil

É muito importante para ilustradores da área de ilustração infantil estarem sempre pesquisando autores dentro do tema. Selecionei aqui alguns textos de pesquisadores na área. São estudos sobre a ilustração infantil que abordam mais afundo as particularidades da ilustração infantil. Desde a análise de como as ilustrações são vistas pelas crianças ao papel do ilustrador na produção.

Recomendo a leitura para ilustradores, professores e interessados no tema. São textos que trazem uma visão muito mais ampla da ilustração infantil.

*Pretendo atualizar essa página assim que descobrir textos de outros pesquisadores.

Vamos aos artigos:

Do desenho à ilustração infantil

RIBEIRO, Marta Sofia Diogo. Do desenho à ilustração infantil. 2012.

Tese de mestrado muito interessante que aborda o desenho infantil e a ilustração. Como também e a relação entre os ilustradores, crianças pais e filhos. Recomendo a ilustradores que desejam ter um conhecimento maior na linguagem visual impregadas na ilustração infantil, segue um trecho:

A plasticidade conferida pelo desenho estimula a criatividade da criança. A criança que desenha é uma criança que beneficia de características sensoriais e intelectuais. O desenho é a forma de expressão própria da criança, constitui parte integrante do seu vocabulário. A mesma aprende a desenhar, antes de escrever e o desenho está interiormente ligado com o posterior desenvolvimento da escrita.

Marta Sofia Diogo Ribeiro

Ilustrações em livros infantis: alguns apontamentos

MASSONI, Luis Fernando Herbert. Ilustrações em livros infantis: alguns apontamentos . 2018.

Este artigo aborda com muita clareza a importância das ilustrações infantis, seu carater pedagócigo e como elas contribuem para formação de leitores. Um ponto fundamental do artigo é a apresentação das várias funções da ilustração infantil nos livros infantis. Informações estas muito úteis para auxliar o ilustrador na produção das ilustrações para o livro. Logo abaixo segue um trecho que fala sobre um dos papéis da ilustração:

A ilustração é um artifício peculiar utilizado nos livros infantis para chamar aten-ção das crianças, além de também ser uma imagem que pode substituir um texto, ampliá-lo, adicionar a ele informações, ou também questioná-lo (FREITAS; ZIMMER-MANN, 2006–2007), levando-se em consideração que a leitura de imagens antecede à leitura de palavras, e muitas crianças têm contato com as histórias através das imagens. A formação de leitores se fortalece pelo acesso e leitura de diversos tipos de mídias, sejam essas textos ou ilustrações.

Luis Fernando Herbert Massoni

A ilustração de livro infantil: analise de seus diferentes estilos e composições

OSHIRO E NAKATA, Luciana Oshiro e Milton Koji Nakata . A ilustração de livro infantil: analise de seus diferentes estilos e composições . 2018.

Artigo muito útil que com exemplos mostra como cada estilo gráfico afeta e interfere na leitura da obra e como certos estilo gráficos podem não ser bons para certas idades. Artigo fundamental para ilustradores que desejam produzir um material de qualidade e com aplicação para diferentes faixas etárias.

Em relação ao traçado contornando os elementos, Mukhina (1996) relata em seu livro uma experiência realizada com crianças de três, quatro, cinco e seis anos onde concluiu que a presença deste na ilustração é importante, pois auxilia na identificação dos elementos. Os livros analisados apresentam quase sempre este traçado, o qual variou de linhas mais grossas a mais finas, na cor preta ou outra de acordo com as cores utilizadas nas determinadas regiões da imagem.

de Luciana Oshiro e Milton Koji Nakata

Do desenho de criança à ilustração do livro infantil

ALENCAR, José Salmo Dansa de. Do desenho de criança à ilustração do livro infantil. Revista Educação Pública, v. 21, nº 26, 13 de julho de 2021.

Texto que aborda a prática do desenho da criança e como ocorre seu desenvolvimento na linguagem do desenho. Texto denso porém muito útil para pesquisa dentro da área para ilustradores e professores.

Para entender a psicogênese do desenho infantil, é preciso ter em conta que ele está na origem da lustração ou de qualquer outra expressão estética que possui o desenho como base. O desenho é uma expressão cultural que traz em si determinados aspectos epigenéticos, ou seja, carrega informações a respeito de sua gênese, do modo e da própria ação de representar o mundo real ou psíquico-imaginário de cada criança ou artista já adulto.

José Salmo Dansa de Alencar

A ilustração do livro infantil e a formação do professor: Contribuições de um arcevo

SILVA, Márcia Tavares. A llustração do livro infantil e a formação do professor: Contribuições de um arcevo. 2017.

Análise ampla da ilustração infantil e do texto, seus sentidos, propostas e técnicas. Artigo muito útil para auxiliar os professores no uso do livro infantil em sala de aula.

Muito mais do que apenas ornar ou elucidar o texto, a ilustração pode, assim, representar, descrever, narrar, simbolizar, expressar, brincar, persuadir, normatizar, pontuar, além de enfatizar sua própria configuração, chamar atenção para o seu suporte ou para a linguagem visual. É importante ressaltar que raramente a imagem desempenha uma única função, mas, da mesma forma como ocorre com a linguagem verbal, as funções organizam-se hierarquicamente em relação a uma função dominante 1.

Márcia Tavares Silva

Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura

RAMOS Flávia Brocchetto ; NUNES, Marília Forgearini. Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura.2013.

Estudo que analisa capas ilustradas e como estas ilustrações podem agregar sentido na narrativa e na ampliação do processo de leitura. Texto também discute o papel do ilustrador na produção.

A capa é a embalagem do livro e tem como função apresentar o leitor ao objeto de leitura, seduzindo-o para voltar o seu olhar a esse objeto (RAMOS; PANOZZO, 2005). As duas edições da narrativa Ah, cambaxirra se eu pudesse…,utilizadas neste estudo, apresentam elementos comuns na construção da capa, tais como ilustração, informações de autoria da palavra e da ilustração, assim como da editora que publicou cada uma das obras. No entanto, a sua concepção gráfica, isto é, a maneira com que cada um desses elementos se dá a ver é diferente e, portanto, ao leitor se oferecem duas experiências de interação/leitura singulares.

Flávia Brocchetto Ramos e Marília Forgearini Nunes

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

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