O papel do ilustrador de livro infantil

Conheça as 10 principais características que um ilustrador de livro infantil deve possuir, cada uma delas crucial para o bom desenvolvimento de um livro ilustrado de qualidade.

Caso precise de um orçamento para ilustração de livro infantil fique livre para entrar em contato ao final do post.

10 valores de um ilustrador de livro infantil
Um bom ilustrador é aquele que explora o que o texto tem de melhor

Os 10 valores de ilustrador de livro infantil

1-Ser interessado na obra

Em primeiro lugar o ilustrador deve ter interesse na obra do autor, me refiro a um interesse genuíno. Essa questão é o pilar de uma obra bem ilustrada. Tenho a crença que um livro que não desperte nenhum interesse do ilustrador irá gerar uma obra final enfadonha e morna. Logo ter interesse no texto é o combustível que irá fazer o ilustrador criar artes únicas que vão agregar muito a obra.

2-Ter uma biblioteca de ilustradores clássicos

É de suma importância para um ilustrador sério ter uma vasta lista de referências e conhecimentos de ilustradores clássicos. Afinal saber o que foi feito no passado permite ao ilustrador agregar esse conhecimento em seu trabalho e continuar o legado dos grandes ilustradores.

3-O ilustrador de livro infantil que trabalha dentro do prazo

Nada mais frustrante do que contratar um serviço e não receber dentro do prazo ! O ilustrador precisa conhecer muito bem sua técnica e forma de trabalho para não deixar o cliente esperando e atrapalhar toda uma linha de produção do livro. Enfim, entregar dentro do prazo é obrigação e profissionalismo.

4-Entender de teoria da cor

A cor é um elemento emocional que muitas vezes é mais poderosa que o texto, saber qual cor aplicar para cada cena em especifico é trabalho do ilustrador. Saber qual sensação uma cor pode passar requer um estudo e conhecimento que devem estar nos fundamentos que o ilustrador tem e aplica em seu trabalho.

Bem como outro pronto crucial é o ilustrador entender o básico de impressão para saber quais cores podem ser reproduzidas e quais vão ser problemáticas de imprimir. Assim sendo selecionar cores que vão manter uma fidelidade visual apresentada a editora e ao autor.

5-O ilustrador de livro infantil deve saber interpretar um texto

Pode parecer algo obvio mas muitas vezes não é, saber entender o texto corretamente permite o ilustrador saber o que ilustrar e da melhor forma para ilustrar. Portanto o resultado da qualidade das ilustrações do livro vão estar diretamente ligadas a forma como o ilustrador interpreta e imagina o texto.

6-Boa comunicação

De nada adianta o ilustrador ter um portfólio incrível se é uma pessoa inacessível e difícil de lidar. Uma boa comunicação faz toda diferença na ilustração de um livro infantil. Nesse sentido o autor precisa se sentir seguro de que sua obra vai ser bem representada, e em seguida saber tem uma pessoa do outro lado que vai ouvir suas considerações e estar aberta para alterações.

7-Ter senso de design e estética

Muitas das ilustrações vão estar ao redor do texto, assim sendo o ilustrador deve planejar as ilustrações analisando o bloco de texto e percebendo como será a fluidez da leitura com as imagens. Em outras palavras ter conhecimento de design e estética vão permitir ao ilustrador criar ilustrações elegantes e em harmonia com o texto.

8-Senso de narrativa

Para uma fluidez entre texto e ilustração é necessário o ilustrador saber dar movimento e fluxo nas ilustrações. Como resultado a narrativa do livro fica mais fluída e orgânica, as imagens passam ao virar de página de uma forma mais interessante. Por fim esse planejamento é a base que o ilustrador deve conhecer para dar ao livro um fluxo favorável a leitura e ao prazer de experienciar a obra concebida pelo autor.

9-O ilustrador de livro infantil que gosta de literatura infantil

Um bom ilustrador comprometido com seu trabalho está sempre pesquisando e colecionando livros de literatura infantil. Ou seja tanto por que gosta como também por que usa esses livros para saber o que está sendo feito e manter-se atualizado dentro do que é feito na área.

10-Ter o básico de um profissional autônomo

Em suma quando digo o básico são detalhes que qualquer profissional deve ter:

  • Emitir nota fiscal.
  • Ter métodos práticos para o cliente realizar o pagamento (boleto, pix e etc).
  • Fazer contratos e expor para o cliente como funciona o processo de criação.
  • Organização em pastas e nomenclatura de arquivos para facilitar seu uso.

Gostou do artigo ? Conheça meu trabalho

Meu foco é na ilustração infantilcriação de mascotes e design de personagens, assim se gostou do artigo e tem mais interesse no tema conheça meu siteinstagram, outros textos do blog e confira também meus outros projetos no Behance.

Contato

Caso tenha interesse em um orçamento entre em contato por Whatsapp (41-9.9757-9696) ou e-mail: robertothot@gmail.com

Deixe um comentário