Ilustração de texto, palavras em imagens

O texto é a base de criação de qualquer ilustração para área de ilustração infantil. Um texto seja ele mais literal ou subjetivo é o ponto de partida para o ilustrador criar rascunhos dentro da proposta do livro.

Esse artigo visa abordar alguns elementos entre texto e ilustração e como tanto o escritor e o ilustrador tem comum um papel de parceria na obra.

Esse é um breve artigo sobre a interpretação do texto para ilustração infantil. Assim se tiver interesse em um orçamento só entrar em contato ao final do post.

Ilustração lúdica
A ilustração sem texto é funcional, mas sem o texto é como se faltasse algo.

Como a poética do texto pode moldar as ilustrações ?

Quanto mais personalidade o texto do escritor tiver mais será possível trazer essa “expressão” na ilustração. É possível pegar regionalismos e transformar em ilustrações únicas com a valores de uma região do Brasil. Como por exemplo o nordeste através da literatura do cordel que tem uma unificação entre texto e ilustração.

O autor pode sugerir ideias para as ilustrações, porém é sempre bem vindo aceitar a opinião e os rascunhos do ilustrador. Afinal é papel do ilustrador interpretar o texto e traduzi-lo em imagens únicas e cativantes para o livro.

O ponto de partida para a ilustração

Tendo efetuado a leitura com muita atenção várias vezes, cabe ao ilustrador fazer vários rascunhos bem simples com as primeiras ideias que vier em mente. Não são desenhos finais mas servem como ponto de partida para a concepção da ilustração final. Esses rascunhos nem precisam ser mostrados ao autor, eles servem também como um teste inicial dos rumos que as ilustrações podem seguir.

A poética do autor deve ser respeitada e valorizada na disposição entre texto e ilustração, o ilustrador deve também pensar em espaços vazios na página como também selecionar muito bem o espaço para o texto.

Quando o texto é vago ou sútil

Há livros em que a proposta é um texto o mais simples possível, se limitando a uma poética básica porém eficaz. Nesse caso o ilustrador tem mais liberdade em contribuir com a história com a inserção de elementos que não estão presentes no texto mas são eficazes na narrativa visual.

E quando é o autor que dita as regras ?

Em alguns casos o autor tem uma visão bem exata do tipo de ilustração que deseja para sua obra, tem uma visão dos quadros, o que vai em cada página e personagem. Até certo ponto isso é bom pois facilita o trabalho do ilustrador. Porém uma visão controladora demais pode afetar a obra no sentido de que a visão do ilustrador será reduzida, trazendo como resultado ilustrações sem muita personalidade ou engessadas.

Dessa forma vale lembrar que um livro infantil temos dois autores, o escritor e o ilustrador. Logo ambos tem um papel importante e cada visão deve ter liberdade, claro que sempre a favor da obra.

E quando a ilustração quer ser mais que o texto ?

Ai sim temos um problema ! A ilustração nunca pode engolir o texto do escritor indo muito além do que está no texto e na base que o autor definiu. Afinal o ilustrador tem que respeitar o texto e não tentar inserir elementos demais só por que acha necessário ou que novos elementos podem “tapar buracos” do texto. Portanto a ilustração é sempre um complemento do texto e vice e versa.

O texto como ilustração

Sim o texto (ou melhor a tipografia) pode também em certo ponto ser transformada em ilustração através de uso do design aplicado no texto. Como também transformar maneirismos de fala dos personagens em desenhos e formas expressivas na página.

Ilustração de texto, um florescer do livro infantil

Em conclusão a ilustração de texto é um trabalho artesanal, é como esculpir palavras. Ou seja dando cara a elas através de uso de cores, texturas e formas.

Ilustração infantil

Gostou do artigo ? Conheça meu trabalho

Meu foco é na ilustração infantilcriação de mascotes e design de personagens. Assim se gostou do artigo e tem mais interesse no tema conheça meu siteinstagram, outros textos do blog e confira também meus outros projetos no Behance.

Contato

Caso tenha interesse em um orçamento entre em contato por Whatsapp (41-9.9757-9696) ou e-mail: robertothot@gmail.com

Deixe um comentário