Mascotes para empresas

Conheça as 10 principais características que mascotes para empresas devem possuir para valorizar seu produto ou marca.

Este é um dos últimos artigos sobre criação de mascotes, se tiver interesse pode me contatar solicitando um orçamento ao final do artigo.

Escrevi esse artigo completo para expor os conceitos e valores que utilizo no design de mascotes em meu trabalho. Cada elemento aqui é importante e fundamental na criação.

Se não tiver tempo para ler o artigo inteiro segue um resumo dos tópicos:

O essencial sobre Mascotes para empresas:

  1. Público alvo
    • Saber qual seu público, ou seja ter um mascote que dialogue diretamente com seu potencial cliente.
  2. Design
    • Produzir um mascote com fundamentos de design aplicados.
  3. Tipo
    • Definir qual é o melhor tipo de mascote (exemplo: animal, humanoide ou robô), ou seja saber qual tipo funciona melhor para seu negócio.
  4. Expressivo
    • Ter um mascote expressivo, que permita seu uso em diversos segmentos da empresa ou produto.
  5. Cores
    • Utilizar cores selecionadas com base na sua área de atuação ou produto.
  6. Versátil
    • Um mascote que permite seu uso em diversos meios como por exemplo, avatares, animações, bonecos e entre outros.
  7. Entender o mercado
    • Conhecer a empresa e seus clientes irá auxiliar a criar um mascote relevante e com sentido.
  8. Atrair novos clientes
    • Com um mascote pode-se atingir outros segmentos e se diferenciar da concorrência.
  9. Comunicação interna
    • Um dos melhores usos de mascotes para empresas é justamente dentro do ambiente corporativo, pois o mascote permite criar uma comunicação entre os diversos setores internos da empresa.
  10. Humanização
    • Ter um mascote que comunique com o público alvo e mostre a facilidade de comunicação com a empresa.
Mascote robôzinho
Um bom mascote é aquele que comunica os produtos da empresa

1-O mascote comunicar com o público alvo

Em primeiro lugar o mascote deve comunicar a um público, criar um mascote pelo simples fato de ter um mascote não agrega em nada. Ou seja não adianta a empresa idealizar que precisa de um mascote, cria-lo para no fim não saber como utiliza-lo.

Antes de tudo os profissionais da empresa devem fazer algumas perguntas sobre o uso do mascote. Essas perguntas são:

  • Porque criar um mascote para empresa?
  • O que o mascote pode agregar na minha empresa ou produto ?
    • Se não souber a resposta, talvez ter um mascote não irá agregar em nada na sua atividade, talvez seja interessante consultar profissionais de marketing para um direcionamento.
  • Como os meus clientes irão enxergar esse mascote ?
  • Em quais locais irei utilizar o mascote ?

São questões importantes e relevantes na criação de um mascote, e não podem ser ignoradas, afinal o mascote é um investimento.

2-Mascotes para empresas, um design interessante

Como repito durante os meus textos sobre criação de mascotes, não basta ter um “desenho bonito” ou “que legal” na criação de um mascote. Enfim só ter algo bonito (aos olhos do cliente) não resolve a questão de que um mascote bom é muito mais que um desenho legal.

Um mascote bom tem um design aplicado, uso de várias técnicas parar criar algo que tenha conceito e aplicação junto a marca. Se a intenção inicial é ter algo bonito ou que agrade algum superior dentro da empresa, esse bonito não trará nenhum resultado esperado. Por fim vamos a algumas características de design que agregam e são fundamentais na criação do mascote:

  1. Proporção
    • A proporção é o que estabelece um senso de harmonia no personagem
  2. Linhas curvas x linhas angulares
    • Cada tipo de linha terá um efeito no design o personagem, ou seja linhas curvas remetem algo mais fluido já linhas angulares a algo mais duro e preciso.
  3. Silhueta
    • A silhueta é o ponto crucial no design de personagens, ela por si só faz o o personagem ser notado e lembrando.
  4. Gestura (o movimento)
    • Gestura ou linhas de movimento são parte do processo do rascunho e ajudam tanto no design quanto em deixar o personagem fluido e com um “ar” de movimento.
  5. Contraste
    • Cada elemento do mascote tem sua importância, assim sendo alguns terão mais importância na leitura que outros. O contraste serve justamente para colocar a ordem de importância de cada detalhe do mascote, desde seu logotipo (maior importância) a um acessório.

Se quiser ver em pratica a aplicação desses conceitos assista o vídeo abaixo da Pixar:

3-Saber o melhor mascote para sua necessidade

Cada tipo de mascote tem uma finalidade, é necessário saber qual deles irá funcionar com sua empresa ou produto. Cabe a empresa saber qual melhor opção para seu negócio e solicitar ao ilustrador sua criação. Lembrando que o cliente não pode agir de maneira passiva na criação e sim participar com o ilustrador fornecendo sua visão. Abaixo segue alguns tipos de mascotes que se pode criar:

  1. Humanoide
    1. A figura humanoide além de ser a mais utilizada é aquela que mais comunica facilmente com o público. Seu uso é bem versátil e pode abranger diversas opções desde mascotes que são baseados em pessoas reais, como também mascotes que representam uma atividade como por exemplo um padeiro.
  2. Robô
    1. A figura do robô sempre irá evocar tecnologia, sempre que uma empresa tiver a intenção de passar algo moderno e “tech” pode recorrer a figura de um robô que também tem muito apelo visual e permite formas mais criativas e únicas
  3. Animal
    1. Ter um mascote a figura de uma animal permite a empresa explorar características do próprio animal como por exemplo a força e garra de um leão, ou a fluidez de um peixe. Cada animal tem sua simbologia que podem ser usadas na fusão de valores da empresa e valores natos ao animal.
  4. Objeto
    1. Como mascote o objeto sempre será humanizado e terá formas e expressões humanas, ter como mascote um objeto permite realçar as características do produto e fortalecer seus diferenciais.

4-Mascotes para empresas, é necessário ser expressivo

Uma das maiores qualidades de um mascote é sua expressividade, um bom design de mascote pode criar uma figura marcante que desperta o olhar o público. Já um design ruim pode passar em branco como um logotipo ruim e sem conceitos aplicados.

Afinal você deve perguntar, o que define ser expressivo ? Em primeiro lugar é o fato do design do mascote seguir conceitos do design aplicados como proporção por exemplo. Em segundo lugar seu design não pode ser estático o que passa uma sensação de rigidez. Ou seja utilizar linha curvas e sinuosas passa a sensação de movimento e ação.

Em terceiro lugar o mascote escolhido ser representativo, ter características da marca, cores da empresa ou produto. Não vai ser no primeiro ou segundo rascunho que estas características irão aparecer é necessário o ilustrador testar ideias e coloca-las a prova lado a lado com outros designs e com isso testar e confirmar a expressividade do mascote.

5-Ter um estudo de cores

É certo que o mascote deve possuir cores relacionadas a empresa ou produtos, afinal o consumidor já está acostumado a certos padrões visuais que foram estabelecidos durantes décadas. O que não se pode, é tomar por base certas cores apenas por que combinam ou fazem alguma alusão vazia a algo.

Antes de tudo é necessário ter uma cor como base é fazer um estudo cromático, ou seja testando variações e escalas a fim de ter uma cor que seja a ideal para o mascote. Como o assunto teoria da cor é muito abrangente cabe aqui apenas algumas citações de como cores quentes (vermelho e laranja) podem trazem certo interesse visual em um produto e já em outro podem não ter o mesma ligação.

Outro ponto que não se pode esquecer é que o uso de cores corretamente estabelece no mascote uma boa visibilidade em diversões meios. Ou seja suas cores não atrapalham na leitura do mascote entre outros elementos gráficos.

Dessa forma a combinação de cores em um mascote vem em definir uma paleta com base em cores em harmonia. Está harmonia vem do uso de combinações específicas dentro da área de teoria da cor.

Criação de cores para mascotes e personagens
Ferramenta para criação de cores Adobe Color

6-Ser versátil

Um bom mascote é aquele que permite sua aplicação em diversos meios como por exemplo, avatares, animações, bonecos e entre outros. Assim sendo o design de um mascote deve ser pensado no seu uso em diversas aplicações.

Ou seja deve ser pensado no mascote em não ter acessórios ou formas difíceis de reproduzir ou que gerem confusão. Afinal é trabalho do ilustrador pensar em como esses elementos irão afetar o uso do mascote sem causar más leituras ou distorções.

A versatilidade do design de mascotes para empresas também está em dialogar com diversos públicos seja adulto ou infantil. Essa claro é uma questão complexa que envolve muito estudo entre os departamentos de marketing como também o uso de uma pesquisa para conhecer a amplitude da comunicação deste mascote.

7-Entender o mercado

Qual é o papel de um mascote ? Vamos supor que hoje sua empresa decida ter um mascote, tudo alinhado para criação, você tem ideias e uma grande expectativa. Agora a principal pergunta não foi respondida. Antes de tudo a empresa precisa entender sua posição no mercado, entender sua concorrência. Bem como suas fraquezas e diferencias.

Como eu já repeti no artigo quanto mais a empresa sinceramente se conhecer melhor será sua divulgação e foco. Em muitos casos existe um plano de atrair novos clientes simplesmente pensada de um modo automático e apenas para cumprir metas. Contudo essa forma de agir trará pouco resultado e apenas uma sensação de dever cumprido sem atingir nenhum resultado de fato.

Coloco essas questões justamente para mostrar como é importante ter um foco e autoconhecimento nos projetos. O mascote será sim de suma importância nos negócios e propagação da empresa. Ainda assim ele sozinho não terá nenhum efeito se a empresa não entender o mercado que deseja atuar.

8- Atrair novos clientes

Os mascotes para empresas levantam uma questão, qual a necessidade de um mascote ? Uma empresa em inicio de atividades tem muitas prioridades e um mascote de inicio pode não ser uma delas. Lembrando que muitas empresas não aguentam 1 ano de atividade, então é compreensível.

Já uma empresa estabelecida e com alguma visibilidade no mercado tem a intenção crescer e ampliar. Neste caso a criação de um mascote pode ser um elemento que irá ampliar os canais de comunicação e trazer novos clientes e negócios.

Seu produto pode já estar estabelecido e ter certa fama pela sua qualidade, este produto pode atingir outros segmentos e se diferenciar da concorrência com um mascote. Claro que não esquecendo que não é qualquer mascote que irá atender essa proposta. É necessário como eu repito nesse artigo conhecer as necessidades e fins do uso desse mascote. Qualquer desenho bonito será infelizmente dinheiro jogado fora.

9-Mascotes para empresas, comunicação interna

Muitas empresas tem dificuldade para organizar seus setores internos, seja por entraves burocráticos, técnicos ou por dificuldade de organização. Assim sendo o uso do mascote pode também abrir canais internos de comunicação dentro da empresa. Bom mas como isso é feito ?

Conforme uma empresa cresce e se organiza em diversos setores muitos deles ficam engessados e dependendo de chamadas ou estruturas internas muito complexas e difíceis de lidar. O mascote pode ser inserido para justamente unificar setores de comunicação como por exemplo servir como figura de tutorial para treinamentos como também uma figura inserida no suporte interno.

Como resultado a facilidade do mascote vem em ser uma figura humana em que os funcionários podem se identificar como também lembrar mais facilmente se for inserido em campanhas internas e treinamentos. É muito mais fácil lembrar de um tutorial apresentado por um mascote (uma figura criativa) do que somente um texto puro.

10-Humanização da marca ou produto

Quando se fala em humanização estamos pensando em ter um produto ou marca que é facilmente compreendida pelo cliente como algo que pode contar ou que pode ser ouvido quando precisar. Contudo quando temos uma empresa fechada que não possuí canais de comunicação estamos falando de uma empresa, sem vida e fria, que passa uma impressão muito negativa.

Assim sendo o design de mascotes apresenta a empresa criar uma figura humanizada que pode (e deve) abrir a empresa para seus clientes com a inserção de diversos canais de comunicação e opinião. Ou seja o mascote vem como rosto e a empresa fortalecendo sua comunicação. Essas duas coisas devem ser feitas juntas pois nada adianta ter um “mascote legal” e a empresa continuar inacessível, se for desta forma será o mascote que levará culpa gerando um efeito inverso no cliente.

Tendo em mente isso o mascote pode ser usado por exemplo em diversas partes do site da empresa onde o cliente pode interagir, o mascote pode ser usado em materiais de design gráfico para explicar e relevar novos produtos ou promoções. Como resultado o mascote facilita na empatia do cliente, fortalece a amplia sua marca como também o diferencia da concorrência.

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