Briefing para criação de mascote

O briefing para criação de mascote é uma das bases para criação, afinal o que é necessário para criação de um mascote ? Em primeiro lugar é conhecer muito bem o que o cliente precisa. Não adianta só criar um design bonito (isso não é tão difícil por sinal) é necessário algo a mais, algo que vai além do obvio.

Briefing, criação de mascote, exemplo
Exemplo de uma criação que o cliente optou por não passar um briefing, ele solicitou vários modelos, ou seja o projeto levou muito mais tempo do que deveria.

O Briefing para criação de mascote

O briefing para criação de mascote trás questões que vão auxiliar o ilustrador a criar um mascote que captura os ideias do cliente. Vamos analisar cada uma delas:

O público alvo do mascote

O mascote vai dialogar sempre com um público, seja ele infantil ou adulto este público tem uma forma de enxergar o produto e empresa. Está pergunta é crucial na criação do mascote, é uma linha que vai dar direção e foco no projeto.

Um boa análise de público seria uma empresa que tem um produto ou serviço bem complexo, existe uma dificuldade de apresentar para as pessoas sem utilizar textos longos e complexos.

Além disso o mascote pode vir para auxiliar na apresentação do produto de uma forma cativante, ou seja despertar o interesse e abrir as portas do produto para várias pessoas.

Briefing para criação de mascote, qual seu slogan ?

Muitas empresas não pensam na mensagem que querem passar, um simples slogan pode uma mensagem e intenção. O slogan não precisa ser uma mensagem muito complexa mas sim em poucas palavras transmitir uma mensagem bem clara ao público.

Tem dúvidas sobre aplicação do slogan ? O vídeo acima vai lhe trazer uma nova visão.

Qual sensação o mascote deve passar ?

O mascote pode transmitir diversas emoções, desde algo alegre a uma sensação de poder e força. Ou seja definir uma emoção ou sensação é importante para comunicar algo. Nesse sentido o mascote irá comunicar como é a relação com aquela empresa ou produto.

Para isso é feito vários rascunhos e poses para representar certa emoção, por exemplo linhas curvas passam uma sensação de força e movimento, já linhas retas de algo rígido. Como resultado estas escolhas de design vão ser percebidas no design final e interferir na sensação que o mascote passa.

O que você deseja alcançar com o mascote ?

O mascote de certo modo também é um produto, ou seja ele transmite algo e tem sua imagem vista. Saber o que você quer vender com ele é um pilar central para sua concepção. Esta questão no briefing para criação de mascote é vital e com isso segue abaixo alguns exemplos:

  • Comunicação melhor
    • Muitas vezes produtos de nicho são difíceis de vender e comunicar com os potenciais clientes, com isso o mascote pode entrar como uma figura que pode servir como uma narrativa para descrever de uma forma mais prática e lúdica os produtos ou serviços da empresa.
  • Vender mais produtos
    • O mascote é um elemento gráfico, ou seja seu uso em embalagens ou serviços vai aumentar as possibilidades, e ser notado e despertar o interesse de um potencial cliente.
  • Concorrência.
    • Em um mercado já saturado e com empresas fazendo mais do mesmo, o mascote pode vir justamente para trazer um diferencial e dar a empresa ou produto um gás extra na comunicação.
  • Expansão/renovação da marca.
    • Com o crescimento da empresa é normal buscar a reformulação da identidade visual, com isso em mente um mascote pode vir junto dessa renovação visual e ampliar os canais de comunicação.
  • Atingir outros públicos
    • Com um mascote é possível atingir outros públicos que não tinham contato com sua marca ou produto. Como o mascote é uma figura versátil é possível expandir diversas campanhas e atingir novos clientes que antes não notavam sua marca.

Cite seus concorrentes

Conhecer os concorrentes é conhecer bem a área de atuação, é entender como as empresas do mesmo segmento se comunicam com o clientes. Aliás é conhecendo seus concorrentes que é possível ter uma dimensão de como sua área de atuação funciona.

Talvez um mascote não seja a melhor ideia dentro da área e seja melhor outro tipo de comunicação, já para outros é justamente um mascote que irá aproximar a empresa do público.

Por fim recomendo uma pesquisa sobre pelo menos 3 concorrentes, para ver como eles conversam com o público, e com isso criar uma rota de dialogo com seu público que pode ir muito além do que já é feito.

Qual é a história da sua marca ?

Como cada projeto é único e cada mascote tem algo a dizer sobre a empresa em muitos casos esse mascote deve carregar uma história do cliente. Nesse sentido saber de detalhes relevantes sobre a história da empresa é vital para criar um mascote que comunique com o passado e também o futuro.

Quanto mais informações o cliente passar sobre a empresa ou produto melhor será o resultado da criação.

Limitações, exigências e ideias do cliente

O cliente muitas vezes tem algumas preferências quanto ao projeto assim é de suma importância no briefing para criação de mascote se ter uma lista com as considerações do cliente sobre o projeto. Vamos a algumas delas:

  • Cores específicas
    • Pode se ter na empresa ou área de atuação cores que não podem ser mudadas, acima de tudo é necessário o cliente comunicar o ilustrador sobre para se ter um projeto fluído e com poucas alterações.
  • Tipo de mascote
    • Em alguns casos o cliente tem a preferência específica por algum tipo de mascote. Por exemplo uma empresa de móveis que tem o dono conhecido pelo apelido de “jacaré”. Este apelido pode resultar na criação de um mascote bem específico que dialogue com a empresa e seus clientes.
  • Pose ou acessório
    • O cliente pode ter em mente algum acessório para o mascote que represente seu produto ou atividade.
  • Aplicação
    • Em projetos específicos pode se ter um mascote que será usado em avatares e também em versões em preto e branco. Saber os locais que será usado o mascote permite o ilustrador trabalhar dentro de certos limites gráficos, e criar algo que funcione.

Em resumo sobre o briefing para criação de mascote

Em resumo o briefing deve passar informações sobre a empresa e produto. Afinal essas questões que vão auxiliar o ilustrador a conhecer suas necessidades e criar algo dentro de um contexto de mercado relevante.

Um bom mascote será o resultado de uma pesquisa, afinal nenhuma boa criação vem do nada ou do simples “faz algo bonito”.

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Meu foco é na criação de mascotes e design de personagens, assim se gostou do artigo e tem mais interesse no tema conheça meu site, instagram, outros textos do blog e confira também meus outros projetos no Behance.

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