O Elemento linha no desenho

Segue uma análise através de alguns desenhos o processo do uso da linha no desenho.

Os vários usos da linha no desenho.

A linha no desenho permite diversas aplicações, afinal a linha é o elementos inicial, aquele que da inicio ao desenho. Com a linha podemos ter varias aplicações como:

Desenho em lápis

Linha seguindo a forma

Um elemento que dá tridimensionalidade ao desenho é usar linhas que seguem a forma do objeto, se uma superfície é curva, fazer linhas curvas se for reto usa linhas retas.

Todavia isso não é uma regra, usar linhas como se estivesse esculpindo a forma é uma das maneiras de dar ao desenho uma dimensão.

Desenho em linhas

Linha como base para uma pintura

Assim como no desenho ao lado a linha é usada apenas como base para uma pintura, é traçado os elementos principais para em seguida iniciar a pintura.

A linha caligráfica

Um aspecto que dá uma nova dimensão na linha é variar sua espessura. Afinal a variedade tira a monotonia da linha trazendo o aspecto caligráfico no desenho.

Bem como a linha pode ser bem fina, quase um fio de cabelo para áreas mais claras e bem grosso para áreas de sombra.

Linha como textura

As linhas também podem ser usadas a fim de uma textura como as listras de um tecido.

Linha como elemento de vivo

A linha no desenho pode ser usada como uma forma viva como longos pelos de uma barba ou o movimento das águas de um rio.

Desenho em nanquim

Linha como elemento escultural

Aqui um exemplo mais evidente do uso das linhas de uma forma a esculpir o rosto. O ângulo da linha é relacionado com a direção da forma e movimento. Neste modelo usou essas linhas para transmitir uma sensação de solidez na figura do general.

Desenho em preto e branco

Linha como contraste

A linha (um conjunto delas) pode ser usada para dar contraste e separar os elementos como o cabelo e a barba. Como resultado pode se notar também como um volume de linhas cria uma massa orgânica no desenho

Por fim se quiser mais exemplos de desenhos com linhas visite o meu Instagram e Behance.

Deixe um comentário