Vencendo o bloqueio criativo – Causas

O foco desta série de artigos sobre o bloqueio criativo é no profissional ilustrador, porém acredito que as técnicas aqui abordadas sirvam para qualquer profissional criativo, bom vamos a primeira parte do artigo…

Ilustração - Bloqueio criativo

A mente de quem está com um bloqueio criativo, o vazio impera, não existe vida, as ideias se dispersam facilmente, a dúvida é a única certeza.

Não tenho ideias.
Não sei bem o que fazer.
Não estou inspirado.

Essas perguntas vem a mente de qualquer artista em um certo momento de sua vida, um grande bloqueio criativo que limita e muito a capacidade de criar algo novo. Estas dúvidas atrapalham muito a vida de alguém que possui prazos e precisa ter uma regularidade de trabalhos. Afinal com tantas dúvidas e incertezas o artista não produz nada.

O maior problema deste período de estagnação é o tempo perdido, o ilustrador fica estagnado sem realizar nenhum progresso, dias se passam e o ilustrador sequer tocou no papel.

O que é bloqueio criativo ?

O bloqueio criativo é um estado em que o ilustrador se encontra preso sem ideias e principalmente sem iniciativa. Esta falta de iniciativa é a grande barreira que impede o ilustrador de produzir um novo trabalho.

Falta de ideias ou de inspiração é na verdade é falta de foco, o ilustrador se encontra perdido sem direção.

Eu não sei o que fazer ?

Antes disso o ilustrador deve fazer a primordial pergunta:

O que eu quero dizer com meu trabalho ?

Bom talvez você esteja com dúvidas, a questão é olhar para seu interior e definir quem  você é ! Quais são seus princípios, como você vê o mundo. Talvez estas questões pareçam banais e vindas de um livro de autoajuda, mas lembre se que o artista que conhece a si próprio saberá o que dizer em seus trabalhos.

Mas eu não quero dizer algo ! Quero simplesmente uma ilustração bonita e pronto !

Um grande engano ! Toda arte diz algo, seja na composição de cores e nas formas e ações das figuras representadas. Não se trata do ilustrador realizar um grande estudo de simbologia para cada trabalho, apenas uma palavra pode ajudar a definir a intenção de uma ilustração.

Tenha foco, pense o que você quer transmitir com sua ilustração ? Alegria ? Ingenuidade ? Medo ? Simples questões que podem auxiliar a tomar a iniciativa para iniciar um trabalho e afastar o bloqueio criativo.

Agora existe um elemento desconhecido que pode estar causando o bloqueio criativo, este elemento se chama medo !

O medo de errar, de não ficar bom o suficiente e principalmente o medo de ser avaliado, comparado e julgado. Todo artista sonha em produzir grandes trabalhos, ser reconhecido e valorizado. O problema aqui é que muitos ilustradores se sentem pressionados.

É fácil entrar na internet e ver trabalhos maravilhosos, a frustração vem quando o ilustrador não consegue atingir o mesmo nível. Ai o medo o consome impossibilitando de iniciar um novo trabalho.

A grande questão é que cada um tem seu tempo, alguns levam um menor tempo para atingir um alto nível artístico, enquanto outros levam mais tempo. Então não compare seu trabalho com outros artistas, isso é um grande erro !

Não tenha vergonha de mostrar seu trabalho, entenda as críticas como uma forma positiva de melhorar sua técnica. Ninguém irá comparar seu trabalho com o de outra pessoa, a não ser que seu estilo seja muito semelhante a de um artista já consagrado.

Então foque se na originalidade, se você tem pontos fracos como perspectiva ou anatomia, trabalhe neles ! Apenas a constante prática irá fazer você atingir o nível artístico que deseja.

Bom agora vamos a parte prática ! No próximo post desenvolvi uma série de exercícios para livrar o artista do medo, falta de confiança e criatividade

This entry was posted in Bloqueio criativo and tagged , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *