Briefing para uma ilustração – Um modelo objetivo

Briefing para uma ilustração

Depois de algum estudo cheguei a um briefing que pode ser adaptado para quase todo tipo de projeto na área de ilustração. Poderia ter mais questões ? Sim !

O problema é que se o briefing for muito longo o cliente pode até desistir de lhe contratar. Isso acontece por que algumas pessoas não tem paciência para responder, o cliente em muitos casos prefere deixar que você decida o que é melhor para a ilustração. Então me foquei apenas nas questões essenciais, não é perfeito mas acredito que sirva muito bem para quem está começando, ou de ideias para alguém que não sabe o que colocar no briefing.

Abaixo segue o e-mail padrão do briefing (em vermelho) para envio para o cliente, fique livre para alterar e opinar.

Olá ! Bom dia ou Boa tarde.

Por que bons modos nunca é demais !

Agradeço pelo contato e o interesse no meu trabalho.

É importante mostrar para o cliente o seu interesse.

Para um orçamento completo preciso que responda algumas questões. Os itens abaixo são importantes para eu passar um orçamento de acordo com o trabalho a ser desenvolvido.

Um orçamento completo só pode ser feito conhecendo muito bem o projeto, é normal o cliente mais inexperiente perguntar quanto custa sem ao menos informar detalhes fundamentais como as quatro questões abaixo.

Se o ilustrador simplesmente der um valor arbitrário vai correr o risco de pegar um trabalho gigantesco e não tem coisa menos profissional do que mudar o orçamento no meio do projeto isso por que o ilustrador não soube dar um orçamento condizente com o trabalho a ser feito.

As informações que você me passar são confidenciais, e utilizadas apenas para realizar o orçamento.

Esse detalhe é muito importante ! As vezes o cliente não responde um briefing por medo de ter seu projeto exposto (isso já aconteceu comigo). Isso acontece muitas vezes com autores em início de carreia que guardam seu livro a sete chaves. É importante informar para o cliente que tudo que ele passar para você será e deve ser mantido em sigilo.

1-Quantidade exata de ilustrações:

Aqui é o básico, saber quantas ilustrações o cliente precisa. Essa informação é fundamental para você ilustrador saber quanto tempo irá levar para terminar todas as ilustrações e poder dar seu prazo de entrega.

2-Descrição da(s) ilustração(s):

Aqui você precisa saber o conteúdo da ilustração, o cliente na maioria das vezes informa poucos detalhes, é trabalho do ilustrador imaginar todo resto.

Cabe ao ilustrador ver até que nível de detalhes ele quer ir, aqui existem dois caminhos, a ilustração realista e o cartoon. Um detalhe é que na ilustração cartoon o ilustrador pode escolher inserir poucos ou muitos detalhes.

Por exemplo, a ilustração de uma fazenda pode ser simples com detalhes superficiais ou bem complexa com detalhes na grama e nos animais. Então para passar o orçamento leve em conta a quantidade de detalhes que a ilustração exige.

3-Em qual mídia (livros, revistas, jornais, embalagem, materiais promocionais ou internet) será utilizado as ilustrações:

Você ilustrador precisa ter conhecimento de todos os locais que o cliente pretende utilizar sua ilustração. As vezes o cliente pode falar que vai usar apenas para a capa do livro, porém algum tempo depois você fica sabendo que sua ilustra está em materiais promocionais e entre outros. O orçamento está diretamente ligado a exposição da obra, então leve em conta todas as mídias que o cliente vai utilizar.

4-Você possui algum prazo limite para a entrega do trabalho ?

Se o cliente tem um prazo específico você deve levar isso em conta para dar seu orçamento, um prazo urgente significa trabalhar de noite e madrugada. A urgência sempre irá gerar um orçamento maior. O que neste caso é justo, já que o ilustrador irá fazer hora extra para conseguir entregar a ilustração dentro do prazo.

Agora em alguns casos o cliente não possui um prazo, e com isso o ilustrador pode trabalhar sem tanta pressão e entregar uma ilustra com maior qualidade. Neste caso veja seu tempo, apenas não demore muito tempo para entregar, já que a agilidade pode ser o fator que irá fazer o cliente voltar a trabalhar com você.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Grato.

Bom como você pode ver são apenas quatro questões. Vão existir casos por exemplo como a criação de um mascote, o que implica perguntar para o cliente se pretende utilizar algum cor em especial (geralmente são as cores do logotipo, mas existem casos em que o cliente não gosta de um cor por causa de um motivo banal como um time de futebol, é um caso em especial que infelizmente existe).

Bom deixei para o final algumas questões que poderiam estar no briefing, veja com atenção se existe a necessidade de incluir las no briefing. Caso você tenha uma questão que acha importante é só escrever nos comentários abaixo.

Vamos as questões:

A ilustração será colorida ou em preto e branco ?

As cores sempre vão desempenhar um papel na divulgação de uma ilustração, o público comum quase sempre vai preferir uma ilustração colorida a uma em preto e branco. Os clientes também pensam assim, uma ilustração em preto e branco vai ser solicitada em casos bem especias.

Considero muito mais raro pegar um trabalho que exija uma ilustração em preto e branco do que uma colorida. Neste caso não vejo por que colocar no briefing esta questão. Pois se a ilustra for em preto e branco o cliente irá informar na descrição da ilustração, simples assim.

Fica a critério do ilustrador cobrar menos por uma ilustração em preto e branco. Nem sempre o preto e branco é mais fácil ser feito, as vezes o planejamento de uma ilustra em preto e branco pode consumir o mesmo tempo que um trabalho colorido. É só ver como a técnica do nanquim e bico de pena é uma arte a parte e exige muito do ilustrador.

Quantidade de impressões da obra que a ilustração estará veiculada:

Esta questão serve para você ilustrador ter dimensões da exposição que sua ilustração vai ter. Por exemplo uma impressão de dez mil exemplares de um livro revela um projeto de grande alcance, sua ilustração terá maior visibilidade. Basicamente esse detalhe serve para você definir o projeito como pequeno, médio ou grande. Um pequeno projeto de por exemplo 500 cópias possui um orçamento bem limitado então o seu orçamento para a ilustração deve estar de acordo com o tamanho do projeto.

Eu preferi tirar esta questão da lista simplesmente por que alguns autores não sabem a quantidade de impressões da sua obra, isso por que alguns nem editora tem e no momento e estão formatando o livro.

É uma questão que pode ajudar a definir um orçamento, só leve em conta que muitas pessoas podem não saber a quantidade de impressões ou também alguns preferem manter essa informação em sigilo, talvez por concorrência ou por estarem solicitando orçamento para vários ilustradores.

A obra será limitada a uma região específica, ou terá alcance nacional ?

Aqui se trata de alcance, um projeto que só será veiculado em um bairro por exemplo é bem menor do que um projeto que atinge todo Brasil.

A maioria dos livros e de campanhas publicitárias tem como alvo todo território nacional, esse é o padrão. Esta questão tem o mesmo problema da quantidade de impressões, alguns autores não tem editora e ainda não sabem a extensão que sua obra irá ter.

É claro que conhecer a região ajuda a saber as dimensões da publicação da obra e com isso dar um orçamento de acordo com o projeto. Bom recomendo conhecer seu cliente, se for um autor novato recomendo deixar essa questão de lado. Agora se for uma agência é válido sim, a maioria da agências tem seus projetos detalhados e com isso podem passar para você detalhes como a região de publicação.

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